Contando tudo que vi...
Chegando na Leidseplein
12/05/2010 00:00Saindo da estação central fomos direto ao "Escritório de Informações Turísticas" bem em frente. Estava lotado de turistas, mesmo assim vale a pena esperar para ser atendido, pois prestam todo o tipo de informações, dão mapas, vendem tickets para excursões, museus, passeios de barco, etc. Ali é que tínhamos que comprar o passeio para o Keukenhof, mas naquele momento precisaríamos primeiro saber como funcionava o transporte local e como circular pela cidade. Resolvemos comprar a cartela com 14 viagens que servia tanto nos trenzinhos elétricos como nos autocarros (ônibus) que circulam na zona central.
Aliás, falando em transporte público, Amsterdam tem um sistema espetacular em quantidade, qualidade e mobilidade. Não tem metrô na área central, apenas ônibus e esses maravilhosos trenzinhos elétricos que passam a todo minuto e param em todos os pontos da cidade. Você só tem que saber os números das linhas e os nomes dos pontos de parada e isso é muito fácil, com um mapinha voce vai para qualquer lugar rapidamente! No 1º dia já sabíamos andar na cidade toda com muita facilidade.
A pouca quantidade de carros nas ruas torna a cidade muito silenciosa, lenta e tranqüila... É, não sei se “tranqüila” porque o trânsito nas ruas é uma loucura, mas que funciona perfeitamente: é multidirecional - a qualquer momento pode vir uma bicicleta (e são muitas), uma moto, um trem, um ônibus ou um carro na sua direção.
Bem, saltamos na Leidseplein e foi um pouco difícil se localizar no mapa do google que eu tinha imprimido com a localização do hotel. Demoramos um pouco mas achamos. O hotel, uma construção antiga, tinha banheiro compartilhado, mas tudo bem, isso não foi problema porque nunca precisei esperar para usá-lo e sempre estava tão limpinho, cheirosinho e sequinho só esperando por mim! Nunca encontrei ninguém no banheiro nos 3 dias que passamos lá!
À noite saímos caminhando pela Leidseplein - dos mais movimentados centros da vida noturna da cidade. A praça e ruas adjacentes são cheias de bares, restaurantes, cafés, teatros e boates.
É um dos lugares mais agitados da Holanda. Muita gente jovem, na verdade “jovial” é a palavra certa porque são pessoas com espírito jovem. Assim são as pessoas de Amsterdam: muito gentis, simpáticas, alegres, de bem com a vida, sei lá, são muito gente boa! Na verdade são pessoas livres, sem tabus ou preconceitos, não rotulam os outros, são tolerantes com as diferenças... e quantas diferenças!! É gente de todo tipo e lugar. Muito legal, adoramos Amsterdam!
—————