Contando tudo que vi...


Montmartre

18/05/2010 00:00

Primeira coisa que fizemos foi ir à estação Gare de L’Est para garantir nossas passagens de trem para Reims e Saint Michel.

Depois fomos para Montmartre - bairro boêmio e de personalidade forte, diferente de todos os outros bairros de Paris, um lugar muito especial onde viveram grandes pintores como Picasso, Salvador Dali, Renoir, Manet, Van Gogh e tantos outros que moraram em Paris.

Da estação chegamos rapidinho aos pés do Sacré-Coeur lá no alto do morro, lindo, branco e imponente. Como sugestão do site Conexão Paris, não pegamos o funiculaire (o bondinho) e nem subimos pelas escadarias principais que tinha uma multidão de turistas, pegamos um caminho alternativo nas laterais muito mais agradável, com mais sombra e praticamente vazio.

Entramos na basílica, é bonita, mas por fora ela é muito mais interessante! A partir daí percorremos todas as ruas do bairro que estavam no meu roteiro. Passamos pela praça Marcel Aymé onde tem uma escultura interessante, uma homenagem à sua obra mais conhecida Le Passe Muraille, o homem que passava através dos muros.

Vimos o Bateau Lavoir, que foi moradia e atelier de Picasso, Brancusi, Modigliani e vários outros. Na verdade a casa pegou fogo em 1970, mas no seu lugar existe uma vitrine que conta a história do Bateau e de seus ilustres hóspedes. Fica no alto de uma escada de onde se tem uma vista muito legal.

 

No final do percurso, compramos um sanduiche francês clássico e sentamos num banquinho para comer. Olhando nas redondezas só víamos lojas de sex shop e aí descobrimos que estávamos no Boulevard de Clichy bem pertinho do Moulin Rouge – o mais famoso salão de dança da belle époque.

Ali perto no supermercado, compramos um vinho e um saca-rolhas para que pudéssemos tomar nossos vinhos em qualquer lugar. Essa foi a melhor compra que fizemos em Paris! É muito legal como os franceses (e turistas também) fazem suas refeições em todo canto, no banco da praça, no jardim do parque, em qualquer lugar público. São típicos piqueniques de família, casal de namorados ou verdadeiras rodas de amigos, muito legal!

As ladeiras de Montmartre nos deixaram muito, mas muito cansados, voltamos para o hotel e dormimos um pouco. Acordamos umas 19h e o sol ainda estava muito alto, então saímos para um piquenique no parque La Villette. Um vinho... uns salgadinhos... ficamos ali batendo papo até a noite cair.

—————

Voltar