Contando tudo que vi...


Museu e Pista Claudio Coutinho

29/12/2011 00:00

Já fui ao Rio de Janeiro várias vezes com Braga e Mariah e sempre curtíamos bastante a família, os amigos, restaurantes... e no máximo íamos a Prainha, uma praia linda no fim do Recreio, mas faltava andar mais pela cidade maravilhosa.  Pra mim, a cidade do Rio é uma combinação “quase” perfeita do urbano com a natureza e claro, com as pessoas, afinal o carioca é parte importantíssima dessa combinação. O carioca tem um estilo próprio de se apropriar dos espaços públicos, ele curte de verdade a  cidade, gosta de sair as ruas e de fazer parte dessa trama urbana. Sempre fico admirada com a quantidade de pessoas nas ruas, nas praias, nos bares, em todo lugar a qualquer hora. Gosto muito disso!!

Então, dessa vez decidimos fazer programa de turista no Rio de Janeiro!

Primeiro dia, com céu um pouco nublado, nosso destino era o Pão de Açúcar, mas antes... como estávamos hospedados no Catete e bem pertinho ficava o Museu da República, entramos para conhece-lo.

Também conhecido como Palácio do Catete, foi construído em 1866 para ser a casa do Barão de Nova Friburgo, um barão do café cheio da grana na época.

 

Nele também funcionou um hotel de luxo mas não deu certo e acabou sendo vendido para o governo. Foi sede do governo de 1897 até 1960 quando a capital federal se mudou para Brasília. Seus salões foram palcos de muitas cenas da história do Brasil, por exemplo: lá está o quarto onde ocorreu o suicídio de Getúlio Vargas, que por sinal, é um dos aposentos mais emocionantes do museu. Vale a pena visitar!

 

 

Depois uma paradinha no café do museu para uma rabanada, continuamos nosso roteiro turístico.

Na Praia Vermelha, pegamos a Pista Claudio Coutinho...

e fizemos uma caminhada contornando o Morro da Urca, apreciando as vistas da praia e de vez em quando uma parada para descansar e ver os saguis. Esses macaquinhos tão simpáticos que aparecem por aqui.

 

Uma hora caiu uma jaca gigante (por um triz na cabeça de um rapaz) e com o barulho surgiu um bando de saguis para fazerem a festa!

—————

Voltar